O Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro) é uma junção dos recursos de vários investidores para a aplicação em ativos de investimentos do agronegócio, sejam eles de natureza imobiliária rural ou de atividades relacionadas a produção do setor. Cabendo ao administrador do fundo realizar a captação de recursos com os investidores por meio da venda de cotas.

Os rendimentos recebidos pelo Fiagro, obtidos com venda ou locação de imóveis rurais, são distribuídos periodicamente aos seus cotistas.

No caso da aplicação do Fiagro em títulos e valores mobiliários, a renda se originará dos rendimentos distribuídos por esses ativos ou ainda pela diferença entre o seu preço de compra e de venda (ganho de capital).

Vale ressaltar que o Fiagro pode ser constituído sob a forma de condomínio fechado, para emissões feitas com registro no balcão e somente condomínio fechado para emissões feitas no mercado listado.

Uma característica importante do produto é que a maior parte dos Fiagros de condomínio fechado possuem prazo de duração indeterminado, portanto, não é estabelecida uma data para a sua liquidação. Nesses casos, se o investidor decidir sair do investimento, somente poderá fazê-lo por meio da venda de suas cotas no mercado secundário.

O produto representa mais uma opção de investimento no agronegócio brasileiro e potencializa o desenvolvimento de um dos setores mais produtivos do país.

Confira as vantagens:

Diversificação

Ilustração de uma uma mão apontando o indicador para os itens listados em uma folha.

É possível ter mais diversificação com tipos de ativos do mercado agroindustrial, como imóveis rurais, participação em sociedades e ativos financeiros que integrem a cadeia produtiva agroindustrial, por exemplo.

Facilidade

Ilustração de mão com punhado de terra e uma muda.

  • Aplicar em ativos das cadeias produtivas agroindustriais sem a necessidade de realizar a compra de um imóvel rural.
  • Não é preciso desembolsar todo o valor normalmente exigido para investimento em um imóvel.
  • Todo o conjunto de tarefas ligadas à administração de um imóvel rural fica a cargo dos profissionais responsáveis pelo fundo: busca dos imóveis rurais, trâmites de compra e venda, manutenção, impostos etc.

Rentabilidade

Setas apontando para cima simulando um gráfico.

  • Aumento nos preços dos imóveis do fundo gera a valorização do valor das suas cotas por conta do aumento do patrimônio do fundo.
  • A receita do investimento é periodicamente distribuída para os cotistas.
  • Pessoas físicas estão isentas de imposto de renda distribuídos pelo Fiagro, desde que:
    • As cotas do Fiagro sejam admitidas à negociação exclusivamente em bolsas de valores ou no mercado de balcão organizado.
    • O fundo escolhido possua, no mínimo, 50 (cinquenta) quotistas.

Observação: Não será concedido ao quotista pessoa física titular de quotas que representem 10% (dez por cento) ou mais da totalidade das quotas emitidas pelo Fiagro ou cujas quotas lhe derem direito ao recebimento de rendimento superior a 10% (dez por cento) do total de rendimentos auferidos pelo fundo.