Comunicado B3
A negociação do ouro como produto financeiro no Brasil será realizada na B3 até o dia 16 de fevereiro de 2024. O produto é negociado sob forma de lingotes de ouro fino, fundido por empresa refinadora e custodiado em instituição depositária, ambas credenciadas pela B3. Os investidores que possuem contratos de ouro deverão encerrar suas posições até o dia 16 de fevereiro de 2024, negociando-as no mercado de bolsa. Quem possuir barras inteiras (250 gramas de ouro, equivalente a 249,75 gramas de ouro puro) também poderá solicitar à corretora a transferência de custódia para o Banco do Brasil (depositário credenciado) e, em seguida, retirar as barras físicas de ouro no banco. Mais informações estão disponíveis no Ofício 169-2023, divulgado em 24 de outubro de 2023.
Ouro
O ouro é considerado um dos metais mais preciosos do mundo, tendo o seu valor sido empregue como padrão para muitas moedas ao longo da história. Atualmente, seu uso ainda é muito amplo e abrange grande demanda por parte da fabricação de joias, da indústria e principalmente como reserva de valor.
O valor deste metal está mais relacionado com a aversão e tomada de risco do que com as dinâmicas da oferta e da procura.
No Brasil, a cotação de ouro reflete as expectativas do mercado internacional atreladas ao mercado interno e a variação do dólar, sendo negociado em reais por grama.
A comunicação por meio da rede mundial de computadores está sujeita a interrupções nos sistemas, problemas oriundos de falhas e/ou intervenções de qualquer prestador de serviços de comunicações ou de outra natureza, e, ainda, de falhas na disponibilidade e acesso ao sistema de operações e em sua rede, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas, nos termos da instrução 380 da CVM.
Toda transmissão de ordem por meio digital está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas.